Após uma década sem desfiles, quatro escolas de samba resistem em Campinas e miram retorno em 2027
15/02/2026
(Foto: Reprodução) Imagem de arquivo mostra desfile da Leões da Vila Padre Anchieta, em Campinas (SP).
Arquivo pessoal
O desfile oficial das escolas de samba de Campinas (SP) não acontece desde 2016 - o último foi realizado em 2015, mesmo ano em que a prefeitura cancelou os festejos por problemas financeiros. Desde então, o número de escolas na metrópole diminuiu, mas quatro ainda resistem e planejam a retomada em 2027. Entenda abaixo.
As quatro escolas hoje ativas — Leões da Vila Padre Anchieta, Rosas de Prata, Estrela D’Alva e Unidos do Shangai — atravessaram o hiato apoiadas em trabalho comunitário e voluntariado. As escolas mantém oficinas de percussão, dança e corte e costura para a confecção de fantasias.
"Eu entendo uma escola de samba como uma escola, você tem que dar aulas o ano todo, tem que ter um ano inteiro de desenvolvimento, e o desfile é só um resultado", explica Elizeth Moscardin, presidente da Leões da Vila Padre Anchieta, filha do fundador da escola e representante das escolas campineiras.
"É tudo voluntariado. Nossos mestres de bateria, eles não recebem pra dar aula. Eles fazem gratuitamente, por acreditar no propósito", conta Elizeth.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Campinas no WhatsApp
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Escolas de samba ainda resistem
Elizeth conta que, por conta do hiato de uma década sem desfiles, apenas quatro escolas sobreviveram entre as mais de 15 que já existiram.
"As escolas que não tinham um trabalho de comunidade não se mantiveram, elas não conseguiram se sustentar até aqui", afirma.
Imagem de arquivo mostra desfile da escola de samba Estrela D’Alva, em Campinas (SP).
Marcello Carvalho/G1 Campinas
No passado, porém, ela afirma que as escolas já passavam por dificudlades financeiras. "O carnaval dependia de repasses de última hora, que chegavam meses antes do desfile e inviabilizavam qualquer planejamento anual", diz Elizeth.
"A gente ficava com a dívida ali, esperando chegar o próximo ano. Isso aconteceu muitas vezes, meu pai vender televisão, vender geladeira, carro, pra poder pagar esse tipo de dívida", relembra.
As quatro escolas que ainda resistem organizam eventos próprios para gerar a entrada de dinheiro, como feijoadas, rifas, bingos e festas temáticas. Cada escola mantém, em média, 70 participantes ativos, entre batuqueiros, diretoria e oficinas, o que soma cerca de 280 pessoas envolvidas.
Durante os anos sem desfile oficial, elas criaram ou reforçaram blocos de rua para continuar circulando na cidade. O bloco Carna Shangai ocorre neste domingo (14), com concentração a partir das 12h, na Arena Shangai - veja a programação completa de blocos do Carnaval 2026.
Retomada dos desfiles
Imagem de arquivo mostra desfile da escola de samba Rosa de Prata, em Campinas (SP).
Maria Fernanda Masetti / g1 Campinas
A Liga Independente das Escolas de Samba de Campinas já havia cravado a volta do desfile para 2026, o que não ocorreu. Na época, a Secretaria de Cultura estabeleceu três condições para garantir a retomada:
obtenção de dinheiro por meio de emendas impositivas - recursos que os vereadores podem direcionar no orçamento anual - para apoiar a infraestrutura necessária ao evento
modelo econômico viável
prestação de contas públicas
Elizeth afirma que o desfile voltará a acontecer em 2027, e este ano as escolas trabalham para conseguir a verba pelas emendas impositivas. Além disso, as oficinas e confecção de fantasias já estão voltadas para a realização do desfile, segundo ela, e as escolas pretendem fazer a captação de recursos por meio de cachês artísticos.
"A gente quer mostrar como estamos engajados, e não queremos botar dinheiro no bolso. A gente quer fazer um bom trabalho e retornar esse dinheiro pra dentro da comunidade", afirma Elizeth.
Ela também diz que as escolas preferem fazer a retomada do desfile no Centro de Campinas, com a Avenida Francisco Glicério como trajeto simbólico.
"Essa esperança que tem batido no nosso coração tá movendo a gente mais, né? Teremos desfile ano que vem", comenta Elizeth.
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e região
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e região| em G1 / SP / Campinas e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas