Campinas tem nova secretária de Educação após pedido de exoneração de José Tadeu Jorge
14/10/2025
(Foto: Reprodução) Patrícia Adolf Lutz assume o comando da secretaria municipal de Educação de Campinas (SP)
Arquivo pessoal
O prefeito de Campinas (SP), Dário Saadi (Republicanos), nomeou a professora Patrícia Adolf Lutz como nova secretária de Educação. Ela assume o lugar de José Tadeu Jorge que, segundo a administração, solicitou exoneração do cargo para cuidar de questões familiares.
Formada em matemática pela Unesp, em pedagogia pela Unar, e também advogada, Patrícia é dirigente Regional de ensino da região Campinas Oeste, da rede estadual, já trabalhou como professora, coordenadora pedagógica, vice-diretora e diretora na rede estadual.
Com a nomeação de Patrícia para Educação, são dez as mulheres no primeiro escalão do governo. As outras áreas do governo municipal com mulheres à frente são: Comunicação; Cultura e Turismo; Gestão e Desenvolvimento de Pessoas; Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação; Ceasa; Desenvolvimento e Assistência Social; Administração, Urbanismo e Políticas Para as Mulheres.
Siga o g1 Campinas no Instagram 📱
Considerando o orçamento de Campinas, Educação é a pasta que concentra o maior fatia de recursos do município. Segundo o projeto de Lei Orçamentária, são R$ 2,6 bilhões previstos para o próximo ano.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Saída
José Tadeu Jorge assumiu a secretaria de Educação em 2021, na primeira gestão de Dário Saadi, e também já havia ocupado o cargo entre 2009 e 2011.
Segundo a administração, ele pediu licença e exoneração do cargo nesta segunda (13), "para se dedicar a questões familiares e ao cuidado da irmã, que enfrenta problemas de saúde e da qual ele é curador".
Foto de arquivo de José Tadeu Jorge, então secretário municipal de Educação de Campinas (SP), em 2022
Reprodução
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas