CNH: região de Campinas tem 59 instrutores autônomos, mas profissionais devem seguir regras para usar carro próprio
09/02/2026
(Foto: Reprodução) Renovação automática da CNH: 2 em cada 3 motoristas de Campinas foram multados no último ano e 'perdem' benefício
Reprodução/EPTV
A região da Superintendência do Detran-SP em Campinas (SP) soma, pelo menos, 59 instrutores autônomos credenciados para prestar serviço para quem quer tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). No entanto, as regras sobre como o atendimento será realizado e qual o veículo que poderá ser utilizado neste processo ainda geram dúvidas entre os profissionais.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Campinas no WhatsApp
É o caso de Lincoln Bueno, que atuou por 11 anos em autoescolas, até ser demitido no final do ano passado. O fato de poder ser instrutor autônomo foi um alívio. O problema é que, apesar de estar com a documentação em dia, ele diz que ainda não conseguiu dar aulas, pois não sabe qual carro será usado pelo aluno no exame prático.
“A gente não está podendo usar o nosso veículo que a gente ministrou as aulas, mesmo estando tudo certo. O Detran não passou para a gente o motivo exato ainda. Eles pediram 180 dias, só que é ruim para a gente. A gente fica sem trabalhar. Não dá para a gente esperar todo esse tempo de seis meses. A gente vai fazer o que?”, questiona.
🚗 A EPTV, afiliada da TV Globo, apurou com o Detran quais são as regras para o uso de veículos particulares durante o processo de emissão da CNH. Confira a seguir:
O instrutor pode dar aulas no próprio carro nas aulas?
O aluno pode usar o carro particular nas aulas?
Qual carro deverá ser usado no exame prático?
Como se tornar um instrutor autônomo?
O instrutor pode dar aulas no próprio carro?
De acordo com o Detran-SP, o instrutor autônomo pode usar o próprio carro para dar aulas de direção. Para isso, é necessário que o veículo esteja identificado com uma faixa branca, de 20 centímetros de largura, onde deve estar escrito “autoescola” na cor preta.
O aluno pode usar o carro particular nas aulas?
O candidato utilizar um carro próprio nas aulas práticas. Segundo o Ministério dos Transportes, o veículo precisa apenas atender aos requisitos do Código de Trânsito Brasileiro, como:
Ter equipamentos obrigatórios em dia;
Manutenção adequada;
Documentação regular.
Além disso, tanto para as aulas no próprio carro quanto no veículo do instrutor, é necessário que o aluno tenha a Licença para Aprendizagem de Direção Veicular (LADV), documento que é emitido a conclusão das aulas teóricas.
Qual carro deverá ser usado no exame prático?
A única restrição, por enquanto, é com o uso de carro próprio na prova prática. Por enquanto, o exame só pode ser feito com o veículo de uma autoescola credenciada.
A reportagem apurou que há a possibilidade de alugar carro ou moto, diretamente com uma escola de direção, apenas para usar no momento do exame.
O que é necessário para se tornar um instrutor autônomo?
Ser pessoa física
Ter no mínimo 21 anos de idade
Ter habilitação legal há pelo menos 2 anos
Sem infração gravíssima nos últimos 60 dias
Ter concluído o ensino médio
Não ter sofrido cassação da CNH
Possuir certificado de curso específico (órgão executivo)
PROCESSO PRO CREDENCIAMENTO
Acesse o SEI
Entre no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e faça login como usuário externo clicando aqui.
Inicie a solicitação
Após o login, siga o caminho: Peticionamento > Processo Novo.
No campo "Tipo de Processo", selecione:
"DETRAN Gestão Regulatória: Solicitar autorização para a atividade de instrutor de trânsito".
Inicie o requerimento
No Formulário de Peticionamento, campo "Especificação", informe:
"Requerimento de autorização para instrutor de trânsito."
Preencha a solicitação
Na área "Documentos", clique no formulário "DETRAN – Solicitar autorização instrutor de trânsito" (Documento Principal). Preencha com atenção, leia as declarações e salve.
Anexe individualmente os documentos obrigatórios
Documento de identidade com CPF;
Certificado de conclusão do ensino médio;
Certificado de conclusão do curso de instrutor de trânsito, conforme a Resolução Contran nº 1.020/2025;
Certidão negativa do registro de distribuição e de execuções criminais;
Certidão negativa de débitos da Fazenda Federal;
Certidão negativa de débitos da Fazenda Estadual;
Certidão negativa de débitos da Fazenda Municipal.
Envie a solicitação
Clique em "Peticionar", no canto superior direito, para finalizar o envio.
Acompanhe o processo
Guarde o número do processo SEI para acompanhar o andamento.
PRAZO E CUSTO
Custo: não há cobrança de taxa.
Prazo de análise: até 4 dias (após peticionamento).
DEPOIS DA APROVAÇÃO
Após a autorização, o instrutor deverá acessar o Portal de Serviços da SENATRAN, canal oficial para o exercício da atividade (conforme Res. Contran nº 1.020/2025).
Bons condutores
Outra mudança na emissão da CNH é a renovação automática.
Do total de 602.284 condutores em Campinas (SP), 384.191 tiveram registro de pontuação na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nos últimos 12 meses. Com isso, cerca de 2 em cada 3 motoristas na cidade não se enquadram na renovação automática da carteira para "bons condutores", medida que passou a valer no fim de janeiro.
Do outro lado, 218.093 motoristas não cometeram nenhuma infração no período. Eles compõem o grupo com potencial para ser beneficiado pela política do Bom Condutor, desde que atendam a todas as regras - veja quais são abaixo. Os dados são da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e foram obtidos pela EPTV, afiliada TV Globo.
Para ser considerado “bom condutor”, o motorista precisa cumprir os seguintes critérios:
➡ Não ter pontos registrados na CNH nos últimos 12 meses;
🚨 Não ter infrações de trânsito registradas no documento no mesmo período;
📝 Estar cadastrado no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC).
🔍 A medida tem efeito retroativo, a partir da data de assinatura da medida provisória (MP) que instituiu a renovação, 10 de dezembro. Dessa forma, condutores com carteiras vencidas a partir dessa data e classificados como tal já estão contemplados com a renovação automática.
Segundo as novas regras, apenas a versão digital da CNH é renovada automaticamente. Caso o condutor também queira o documento físico, será necessário solicitá-lo separadamente, após a renovação da versão digital.
Para receber a CNH física, o condutor pode fazer a solicitação pelo aplicativo CNH Brasil ou presencialmente em uma unidade do Detran. As novas regras da CNH não eliminaram o custo de emissão da carteira física, que é de R$ 122,17 em SP.
Regras para renovação
A norma prevê que condutores responsáveis no trânsito ficarão dispensados de realizar exames presenciais, comparecer aos departamentos estaduais de trânsito, os Detrans, ou pagar taxas adicionais para a renovação do documento.
Todo o procedimento será automático e digital, realizado por meio do sistema da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), com a atualização disponível no aplicativo CNH Digital.
Para os bons condutores, a CNH será renovada automaticamente no sistema assim que atingir a data de vencimento. A renovação automática contempla todas as categorias de motoristas, inclusive os profissionais.
Não poderão receber o benefício:
condutores com 70 anos ou mais;
motoristas com idade entre 50 e 69 anos, que poderão utilizar a renovação automática apenas uma única vez;
motoristas cuja CNH tenha prazo de validade reduzido por recomendação médica, em situações que envolvam doenças progressivas ou condições de saúde que exijam acompanhamento periódico.
Para o especialista em trânsito Vicente Mello, a renovação automática da CNH representa um avanço ao reconhecer o comportamento do motorista que cumpre as regras de trânsito. Ele considera esse reconhecimento um fator que pode motivar mais condutores a adotar práticas seguras, como manter limites de velocidade, evitar o uso do celular e respeitar a sinalização.
No entanto, Mello destaca que a medida não deve ser vista como uma solução isolada.
“A renovação automática para quem cumpre a lei vai favorecer. Mas são necessárias políticas públicas de educação, junto com a fiscalização, para que isso não seja algo pontual, mas gere um benefício significativo para a sociedade”, disse.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas