Patinetes elétricos: Campinas fecha primeiro ano do serviço com 60 mil usuários cadastrados e reclamações sobre uso indevido
02/01/2026
(Foto: Reprodução) Emdec registra 68 reclamações por uso de patinetes elétricos em Campinas
Entre fevereiro e novembro, a Emdec registrou 78 reclamações de mau uso de patinetes elétricos, enquanto a Jet, empresa que opera o serviço, suspendeu 200 contas por descumprimento das regras, em Campinas. A cidade conta com 60 mil usuários cadastrados, sendo que mais de 2 mil entraram nos últimos meses - saiba mais abaixo.
O último balanço divulgado pela empresa revela que o uso cresceu mesmo com a redução dos pontos de distribuição, que caíram de 355 para 240 pontos em novembro, concentrados Parque Taquaral e a região Central. Entre setembro e novembro:
O uso de patinetes elétricos cresceu 26,6%;
O total de viagens passou de 202,2 mil para mais de 256 mil;
A a distância percorrida foi de 548 mil km para cerca de 755 mil km rodados.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias da região de Campinas em tempo real e de graça
🚴Qual o perfil dos usuários? Segundo a empresa, o perfil de utilização segue concentrado no Centro e no Cambuí durante a semana, principalmente nos horários de deslocamento para trabalho e estudo, enquanto aos fins de semana a maior demanda ocorre na região do Taquaral.
Reclamações e suspensões
Entre setembro e novembro, a empresa suspendeu 78 contas. Nos primeiros seis meses, 122 contas já haviam sido bloqueadas. Os casos incluem patinetes deixados em calçadas, circulação imprudente e uso por menores de idade.
Segundo a Emdec, todas as denúncias registradas entre fevereiro, início do serviço, e novembro de 2025 foram encaminhadas à fiscalização e à empresa operadora. O foco é coibir comportamentos que oferecem risco à segurança de pedestres e motoristas.
Das 78 reclamações, 63 vieram pelos canais de atendimento ao público e 15 pelo Centro de Controle Operacional de Trânsito e Transporte (CCO). Entre os problemas estão:
Patinetes estacionados de forma a atrapalhar a circulação de pedestres;
Circulação imprudente em contramão ou acima da velocidade permitida;
Descumprimento de regras, como transporte de passageiros e uso por menores.
Houve também três remoções de equipamentos estacionados sobre a calçada em pontos como as ruas Barão de Jaguara e Saldanha Marinho. A recomendação é que os usuários sigam as regras de uso para evitar acidentes e penalidades, diz a Emdec.
Guia de aluguel
O aluguel é feito por meio de aplicativo, com pagamento por cartão ou Pix. A tarifa inclui taxa de ativação e valor por minuto, que pode chegar a R$ 0,80 em dias úteis e R$ 0,90 em fins de semana e feriados.
A devolução deve ser feita em uma das 50 “estações virtuais”, identificadas no aplicativo da empresa.
Limites e restrições
As principais regras de circulação são:
Velocidade máxima de 20 km/h em ciclovias e vias com limite até 40 km/h;
Nas calçadas, máximo de 6 km/h;
Uso individual e exclusivo para maiores de 18 anos;
Proibido conduzir após consumo de álcool ou transportar cargas.
A Emdec reforça que situações de mau uso são repassadas para a Jet, que pode aplicar sanções como restrição do acesso ao aplicativo.
Quem presenciar irregularidades pode denunciar pelo telefone 118, pelo WhatsApp (19) 3731-2910 ou pelo site oficial da empresa.
Usuário em patinete elétrico em área de lazer em Campinas
Reprodução/EPTV
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Veja mais notícias sobre a região no g1 Campinas